2008/10/10

E a comida???

Hoje falarei de um prazer universal...COMER!!!!

Quando estávamos para vir pra cá, alguns amigos que aqui já estavam reclamavam um pouco da alimentação. Uns diziam que a carne era horrível, outros que a comida era apimentada demais e que era difícil achar alguns ingredientes.

Nossa esperiência tem sido boa aqui. Ou melhor, a minha experiência de cozinhar e a do André de comer.

Depois de algumas caminhadas por mercados diversos, posso dizer que conseguimos encontrar tudo o que queríamos. Como no Brasil, há mercados para se fazer o basicão (Food Basics e o Nofrills), pois são mais baratos e outros para ou se encontrar o que não achou nos outros, ou comprar algo mais requintado (Loblaws e o Metro - antigo Dominium, mudou de nome há uma semana). Na verdade, tive mais dificuldade de me acostumar com o fogão do que com a comida. Isso porque no fogão elétrico, quando você desliga a boca, a comida continua cozinhando e o resultado é: arroz empapado e comida queimada.

Só para ter uma idéia do compramos:
-arroz: deve-se ter cuidado para não comprar arroz chinês (empapa todo). O canadense é bom, o parbolizado é mais fácil de fazer. Se fizer o branco, coloque menos água do que o normal. O uncle bens é caríssimo ($7.00 - 2Kg);
-feijão: pra quem disse que era mandatório trazer panela de pressão pra cá, perda de tempo. Cozinho o feijão em panela comum e não demora 15 minutos. Fica ótimo.
-farinha de trigo, fermento, açúcar, ovos, margarina e fubá: os bolos aqui saem ótimos...
-salmão: o ponto alto do Canadá! É delicioso! Mais barato que carne e frango. Comemos pelo menos três vezes por semana. Aliás camarão também. 1Kg de camarão sem cabeça custa $10, ou seja, o mesmo que 800g de filé de frango. Também comemos muito haddock e tilápia.
-carne: não gostei muito. São caras e não são saborosas. No início, não conhecia os nomes e comprei lagarto achando que era contra-filé. Só descobri quando abri. Resultado: fiz strogonoff de lagarto (ficou até bom!).
-banana é horrível! Só tem nanica, eca! Mas já fiz doce de banana, torta de banana e ficaram ótimas.
Especiarias: tem tudo, coentro, salsa, cebolinha (todos frescos), alcaparra, folha de louro, curry, páprica, canela, caldo maggi, tudo mesmo...
-atenção especial para as maçãs americanas e para o brócolis, são deliciosos. Aliás, um detalhe é que tudo de outros países está avisado no local. O nescafé tem várias nacionalidades e eu só compro o 100% brazilian beans!!!
-no início, foi difícil encontrar creme de leite. Só achávamos o condensed milk e o evaporated milk. Achei que fosse creme de leite e me enganei, era aquele leite que eles pingam no café (mas a caixa era igualzinha!!!). Tem que procurar pelo thick milk.
-e o morango? Ummmm, doce que chega enjoa! Alô família, já fiz minha torta de morango e ficou ótima, eheheh.
-as especializades american/canadian são um capítulo à parte. Junk food é com eles mesmos: as salsichas de hot dog, os hamburguers e as massas prontas para brownie e muffin são ma-ra-vi-lho-sos!

E para fechar com chave de ouro, há um bairro de maioria portuguesa com mercados tipo açougue, com nossas comidinhas e cortes de carne para churrasco... É um pouco afastado de onde moramos, por isso só vamos nos finais de semana, quando temos carro. E aí faço estoque de: arroz tio joão, farinha, toddy, nescau, zerocal (o adoçante daqui é horrííííível!), maisena e biscoito bono.

Então..., podem vir tranquilos que todos vão se sentir em casa!!!

Beijos e saudades, Elaine

2 comentários:

Andréa disse...

Eu sabia que não podia ser tão ruim assim!! Realmente o Loblaws é um supermercado muito bom... cada coisa maravilhosa que tem lá! O salmão realmente é muito barato por aí. Aqui é impossível. Sempre muito caro!

Que bom que no quesito alimentação vocês também estão super bem!

Beijos e saudades,

Andréa

(A conferência via Skype do dia 18 está marcadíssima, hein?)

Toronto nos aguarde!!! disse...

Ola,

Adorei esse topico! Realmente muito bom.Estava cheia de duvidas sobre a comida.Vc tem o endereco de um mercado brasileiro no bairro portugues?
Estou indo em janeiro.
beijos
Monique